Teleconsulta

O que é uma teleconsulta?

A teleconsulta é uma consulta à distância, que permite a interação e partilha de informação, com registo obrigatório no processo clínico do cidadão. Pode ocorrer em tempo real (síncrona) ou em diferido (assíncrona).

Existem diferentes tipos de teleconsulta?

Sim. A teleconsulta pode realizar-se entre:

  • utente e profissional de saúde ou
  • profissionais de saúde (sobre o caso de um utente)

e pode acontecer em tempo real (síncrona) ou diferido (assíncrona):

  • teleconsulta em tempo real – A teleconsulta em tempo real consiste numa consulta que ocorre em tempo real (em direto), ou seja, de forma síncrona.
  • teleconsulta em tempo diferido – A teleconsulta em tempo diferido consiste numa consulta que é realizada com base em dados do utente, recolhidos previamente.

Qual é a plataforma usada para fazer as teleconsultas?

A plataforma utilizada é a “Live”. Trata-se de uma plataforma segura de videochamada, à qual os profissionais de saúde e utentes acedem para realizar teleconsultas em tempo real, no Serviço Nacional de Saúde.

É possível registar a minha disponibilidade para fazer teleconsulta?

Sim. Através da App SNS 24 é possível indicar a sua disponibilidade, ou indisponibilidade, para teleconsulta. Para isso basta:

  • abrir a App SNS 24
  • no menu “Preciso de…” clicar em “Teleconsulta”
  • no separador “Disponibilidade” pode registar a sua disponibilidade ao carregar no botão “Responder”

Através desta manifestação estará a indicar que tem condições técnicas (dispositivos com câmara e internet, tais como computador, telemóvel ou tablet) e conhecimento (literacia) digital necessário para realizar teleconsulta.

O agendamento ou a realização efetiva de cada teleconsulta deve ser articulado junto da sua unidade de saúde.

Posso ser eu a fazer o pedido para uma teleconsulta?

Sim. Nos cuidados de saúde primários já é possível fazer o pedido de marcação de teleconsulta, desde que a unidade em questão já utilize a plataforma e este modelo de atendimento.

Nos cuidados de saúde hospitalares as marcações de consultas e teleconsultas estão sempre sujeitas à avaliação clínica dos profissionais de saúde.

Quando pode ser marcada uma teleconsulta?

Se a sua unidade de saúde disponibilizar atendimento através da plataforma de teleconsulta, estas podem ser marcadas pelo utente na respetiva unidade de saúde, em qualquer momento, dependente das vagas existentes.

Onde pode ser marcada uma teleconsulta?

A teleconsulta pode ser marcada nas unidades de saúde, dentro do horário de funcionamento. 

No âmbito das unidades de Cuidados de Saúde Primários, a marcação também pode ser feita através:

  • área pessoal do portal do SNS 24
    • autenticação na área pessoal do portal do SNS 24 (através do número de utente de saúde ou da chave móvel digital ou do cartão de cidadão)
    • no ‘Preciso de…’ clicar em ‘Consultas para mim’
    • clicar em ‘Marcação de consultas’
    • selecionar a opção ‘Teleconsulta’, se disponível pela unidade de saúde
  • linha SNS 24 através do 808242424, escolhendo a opção 5
  • Balcões SNS 24, existentes nas juntas de freguesia

Como sei que tenho uma teleconsulta agendada?

A sua unidade de saúde deverá informá-lo, antecipadamente, do dia e hora agendada para a realização da sua teleconsulta, bem como dar-lhe as indicações sobre como aceder à teleconsulta.

Como posso aceder à teleconsulta agendada?

Pode aceder à teleconsulta através das seguintes formas de acesso:

área pessoal do portal do SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à área pessoal do portal do SNS 24 com
    • o Cartão de Cidadão ou
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • clicar no menu ‘Preciso de… Consultas para mim’
  • aceder à opção ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Continuar’
  • aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde

aplicação móvel do SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à aplicação com
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • na opção ‘Favoritos’ aceder a ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Confirmar’
  • aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde

Balcão SNS24 existente nas juntas de freguesia: consulte o Guia Balcão SNS 24

O que preciso para aceder à teleconsulta?

Para ter acesso a uma teleconsulta terá que estar agendada pela unidade de saúde. Para a realizar o utente deverá ter um dos seguintes dispositivos eletrónicos:

  • computador com câmara e colunas, ou
  • telemóvel, ou
  • tablet

com ligação à internet e com velocidade e qualidade mínimas

Quais são as consultas que podem ser realizadas na modalidade de teleconsulta?

Podem ser realizadas em teleconsulta todas as consultas que o seu profissional de saúde considere que reúnem as condições necessárias para serem efetuadas à distância, sem comprometer a qualidade da prestação de cuidados de saúde.

Posso obter a justificação da realização da minha teleconsulta?

Sim. Os utentes têm acesso ao seu comprovativo de presença, desde que a teleconsulta tenha sido feita em contexto hospitalar e o episódio tenha data de início e data fim, como garantia de que ocorreu.

Para poder ter acesso à justificação deve aceder:

Quais os principais benefícios da teleconsulta?

A realização das teleconsultas permite:

  • promover outros meios de acesso dos cidadãos a cuidados de saúde
  • aproximar os utentes dos profissionais de diferentes níveis de cuidados
  • otimizar a gestão de recursos no Serviço Nacional da Saúde
  • reduzir o número de deslocações dos utentes e cuidadores, promovendo a sustentabilidade e melhorando gestão da vida familiar ou profissional
  • promover a capacitação do cidadão na gestão da sua saúde e doença

Agende já!