A teleconsulta é uma consulta à distância, que permite a interação e partilha de informação, com registo obrigatório no processo clínico do cidadão. Pode ocorrer em tempo real (síncrona) ou em diferido (assíncrona).
Sim. A teleconsulta pode realizar-se entre:
e pode acontecer em tempo real (síncrona) ou diferido (assíncrona):
A plataforma utilizada é a “Live”. Trata-se de uma plataforma segura de videochamada, à qual os profissionais de saúde e utentes acedem para realizar teleconsultas em tempo real, no Serviço Nacional de Saúde.
Sim. Através da App SNS 24 é possível indicar a sua disponibilidade, ou indisponibilidade, para teleconsulta. Para isso basta:
Através desta manifestação estará a indicar que tem condições técnicas (dispositivos com câmara e internet, tais como computador, telemóvel ou tablet) e conhecimento (literacia) digital necessário para realizar teleconsulta.
O agendamento ou a realização efetiva de cada teleconsulta deve ser articulado junto da sua unidade de saúde.
Sim. Nos cuidados de saúde primários já é possível fazer o pedido de marcação de teleconsulta, desde que a unidade em questão já utilize a plataforma e este modelo de atendimento.
Nos cuidados de saúde hospitalares as marcações de consultas e teleconsultas estão sempre sujeitas à avaliação clínica dos profissionais de saúde.
Se a sua unidade de saúde disponibilizar atendimento através da plataforma de teleconsulta, estas podem ser marcadas pelo utente na respetiva unidade de saúde, em qualquer momento, dependente das vagas existentes.
A teleconsulta pode ser marcada nas unidades de saúde, dentro do horário de funcionamento.
No âmbito das unidades de Cuidados de Saúde Primários, a marcação também pode ser feita através:
A sua unidade de saúde deverá informá-lo, antecipadamente, do dia e hora agendada para a realização da sua teleconsulta, bem como dar-lhe as indicações sobre como aceder à teleconsulta.
Pode aceder à teleconsulta através das seguintes formas de acesso:
área pessoal do portal do SNS 24, no dia e hora marcada deve:
aplicação móvel do SNS 24, no dia e hora marcada deve:
Balcão SNS24 existente nas juntas de freguesia: consulte o Guia Balcão SNS 24
Para ter acesso a uma teleconsulta terá que estar agendada pela unidade de saúde. Para a realizar o utente deverá ter um dos seguintes dispositivos eletrónicos:
com ligação à internet e com velocidade e qualidade mínimas
Podem ser realizadas em teleconsulta todas as consultas que o seu profissional de saúde considere que reúnem as condições necessárias para serem efetuadas à distância, sem comprometer a qualidade da prestação de cuidados de saúde.
Sim. Os utentes têm acesso ao seu comprovativo de presença, desde que a teleconsulta tenha sido feita em contexto hospitalar e o episódio tenha data de início e data fim, como garantia de que ocorreu.
Para poder ter acesso à justificação deve aceder:
A realização das teleconsultas permite:
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