A Psicologia Clínica é a área da psicologia cujo objectivo é, através de diferentes estratégias, provocar mudanças que afectam o contexto, os comportamentos, as emoções e, em última análise, o bem-estar do individuo (criança, adolescente ou adulto).
Para promover estas mudanças, a intervenção clínica procura apoiar o individuo no desenvolvimento de estratégias e competências que visam o melhoramento das relações interpessoais, a resolução de conflitos e de dificuldades de ajustamento psicológico. Esta intervenção leva em consideração as capacidades e necessidades características de cada etapa do desenvolvimento.
Quando a intervenção clínica é dirigida à criança ou a adolescentes, a Psicologia Clínica tem também o objectivo de ajudar pais, professores e educadores a encontrarem melhores alternativas para a resolução de problemas emocionais e de comportamento. Para tal, pretende estimular a construção de relações de confiança entre pais, professores e alunos no sentido de trabalharem em conjunto para a promoção da saúde mental e do desenvolvimento sócio-afectivo das crianças e adolescentes.
A intervenção clínica dirige-se a indivíduos (crianças, adolescentes ou adultos) com problemas relacionados com fobias, medos, luto, divórcio, sexualidade, fases de transição da vida (por exemplo divórcio, mudança de emprego, entre outros), distúrbios alimentares, perturbações de personalidade, problemas emocionais, de comportamento ou dificuldades de relacionamento interpessoal, como a agressividade, a ansiedade, a depressão, o isolamento social entre outras desordens relacionadas com o desenvolvimento sócio-afectivo.
Dirige-se também, a pais de crianças e/ou adolescentes que sintam necessidade de aconselhamento parental, no sentido de encontrarem metodologias e estratégias facilitadoras da tarefa educativa. A intervenção que engloba e visa as práticas parentais é fundamental pois permite alcançar mudanças mais duradouras.
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